Saúde do homem mobilizou ações da ESF Morada do Sol

O mês muda e a cor também, mas a luta contra o câncer de próstata continua

Da Redação


Em alusão à campanha “Novembro Azul”, a saúde do homem foi o que mobilizou as últimas ações lideradas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Morada do Sul.

“O mês muda e a cor também, mas a luta contra o câncer de próstata continua”, ressaltaram os servidores da unidade.

De acordo com os profissionais, esse tipo de câncer é o segundo que mais ocorre em homens acima de 50 anos.

“Portanto, é extremamente importante a prevenção para ter o diagnóstico precoce, e assim realizar todo o tratamento correto e ter grandes chances de cura”, pontuaram.

A enfermeira da ESF, Cláudia de Souza, destaca que os homens precisam entender que esse cuidado deve ser continuado durante todo o ano.

“Existem dois exames que têm que ser realizados, que é o exame do toque, e a realização do exame de sangue, que é o PSA (Antígeno Prostático Específico). Esses dois exames, quando associados, dão uma segurança de mais de 90% em fazer um diagnóstico precoce da doença. Infelizmente, o preconceito ainda existe, pois temos muitos homens que se recusam a fazer essa avaliação por conta do preconceito em relação ao exame de toque”, alerta.

Em relação aos fatores de risco, a hereditariedade é um dos principais fatores para o câncer de próstata e os homens negros têm mais chances de ter a doença.

A indicação é que os homens procurem um médico para monitorar sua saúde e detectar a doença a partir dos 50 anos. Negros ou aqueles com parentes em primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 40 anos.

Sobre as atividades realizadas pela unidade, a ESF Morada do Sol promoveu atendimento específico aos homens, sendo intensificado as consultas médicas, busca ativa daqueles que precisam iniciar os métodos preventivos através da visita domiciliar realizada pelos agentes comunitários de saúde, além de ações de conscientização.

“Além da Consulta Médica, tivemos avaliação odontológica, aferição da Pressão Arterial, realização de glicemia capilar e dos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C”, frisa Cláudia.

Para a enfermeira, “precisamos cada vez mais fortalecer entre os homens a importância dos cuidados com a saúde e incentivá-los a programar consultas de rotina e busca por exames de prevenção”. “Assim como as mulheres, os homens também tem que estar atentos à própria saúde”, conclui.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!